top of page

5 Dicas para cuidar do jardim no inverno

Atualizado: 23 de jul. de 2021


O frio chegou e com ele o processo de hibernação das plantas se inicia. É um momento de descanso e os ciclos de crescimento começam a entrar em dormência. Durante esta fase existem atividades que precisam ser feitas no seu jardim para que as plantas possam retornar na primavera vigorosas e exuberantes.


Veja 5 dicas para você cuidar do seu jardim no Inverno:


1) PODAR:



O Inverno é a melhor época para podar e retirar todos os galhos secos. A raiz envia nutrientes para toda a planta e os galhos secos, apesar de estarem “mortos”, consomem energia desnecessária. Por isso, aproveite este momento para podar e retirar todos esses galhos secos, deixando espaço para novos brotos crescerem na estação seguinte. A poda só não deve ser feita nas ameixeiras e nas cerejeiras.




2) ADUBAR:


Adicione matéria orgânica a solos argilosos, como humus de minhoca ou esterco bem curtido. Além do tradicional NPK (composto com Nitrogênio, Fósforo e Potássio), hoje a marca FORTH tem produtos excelentes para adicionar no solo, específicos para a necessidade de cada espécie, como por exemplo: “FORTH Frutíferas”, “FORTH Jardim” e “FORTH Hortaliças”. Basta adicionar uma colher de sobremesa em 1 litro de água e regar diretamente a terra na projeção da copa da planta, no vaso ou diretamente no solo.


3) RETIRAR FOLHAS SECAS:


Após o Outono, muitas folhas caem e no Inverno é importante retirar as folhas secas tanto de vasos como de gramados para que o solo possa respirar. Além disso, muitas vezes, o acúmulo de folhas secas pode atrair algumas pragas como caramujos, formigas e outros insetos, facilitando também a proliferação de fungos