5 Dicas para cuidar do Jardim no Inverno



O frio chegou e com ele o processo de hibernação das plantas se inicia. É um momento de descanso e os ciclos de crescimento começam a entrar em dormência. Durante esta fase existem atividades que precisam ser feitas no seu jardim para que as plantas possam retornar na primavera vigorosas e exuberantes.


Veja 5 dicas para você cuidar do seu jardim no Inverno:


1) PODAR:


Poda de Plantas Dicas da Paisagista Solimar Leão

O Inverno é a melhor época para podar e retirar todos os galhos secos. A raiz envia nutrientes para toda a planta e os galhos secos, apesar de estarem “mortos”, consomem energia desnecessária. Por isso, aproveite este momento para podar e retirar todos esses galhos secos, deixando espaço para novos brotos crescerem na estação seguinte. A poda só não deve ser feita nas ameixeiras e nas cerejeiras.


2) ADUBAR:

Como Plantar Dicas da Paisagista Solimar Leão

Adicione matéria orgânica a solos argilosos, como humus de minhoca ou esterco bem curtido. Além do tradicional NPK (composto com Nitrogênio, Fósforo e Potássio), hoje a marca FORTH tem produtos excelentes para adicionar no solo, específicos para a necessidade de cada espécie, como por exemplo: “FORTH Frutíferas”, “FORTH Jardim” e “FORTH Hortaliças”. Basta adicionar uma colher de sobremesa em 1 litro de água e regar diretamente a terra na projeção da copa da planta, no vaso ou diretamente no solo.


3) RETIRAR FOLHAS SECAS:



Plantas no Inverno pela Paisagista Solimar Leão

Após o Outono, muitas folhas caem e no Inverno é importante retirar as folhas secas tanto de vasos como de gramados para que o solo possa respirar. Além disso, muitas vezes, o acúmulo de folhas secas pode atrair algumas pragas como caramujos, formigas e outros insetos, facilitando também a proliferação de fungos


4) VERIFICAR E REPARAR FERRAMENTAS DE JARDINAGEM:


Ferramentas de Jardinagem pela Paisagista Solimar Leão

Aproveitando esta época em que o uso das ferramentas de jardinagem é menor, uma boa dica é lavar todas as ferramentas, retirando o excesso de terra que muitas vezes se acumula e depois passar um pano com álcool para deixá-las higienizadas. No caso das ferramentas de corte e tesouras, é interessante também flambar as lâminas no fogo, para descontaminá-las.


5) PLANEJAR OS CUIDADOS COM O JARDIM DURANTE TODAS AS ESTAÇÕES DO ANO:



Planejamento do Jardim pela Paisagista Solimar Leão

Aproveite para planejar o seu jardim, criar novos espaços verdes na sua casa ou até mesmo criar uma horta, verificando as melhores épocas de plantio das sementes de acordo com a necessidades específicas de cada espécie vegetal.


Cuidar do seu Jardim será muito prazeroso quando você notar que as plantas respondem aos seus cuidados. Seu jardim ficará cada dia mais lindo e você se sentirá cada dia mais feliz :)


Se tiver alguma dúvida, me escreva: contato@solimarleao.com.br


Se gostar do post, curta e compartilhe ;)


Gratidão, Paz & Luz,


Solimar Leão


#paisagismo #plantasnoinverno #paisagistasolimarleao #dicasdejardinagem

12 visualizações

ENTRE EM CONTATO:

solimar@solimarleao.com

SEG A SEX - 9H00 ÀS 18H00

TEL: +5511 98612-2222

São Paulo, Brasil

Loja Decor para Harmonização Feng Shui: 

ww.bluegaya.com

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco

© 2023 Copyright by Solimar Leão. Todos os direitos reservados.